Padre Gailhac
Antônio Pedro João Gailhac nasceu em Béziers, no sul da França, em 13 de novembro de 1802. Sua família era de pais profundamente religiosos. Com eles, aprendeu a amar a Deus e aos irmãos, iniciando sua vida religiosa.
Sua infância foi sadia, alegre e decidida. Desde cedo, alimentava grande amor à Eucaristia e aos pobres. Sua vocação traduzia-se no questionamento: “Que farei, Senhor?”. Na oração e no discernimento, descobriu CRISTO: VIDA, LUZ e VERDADE. Optou, portanto, pelo sacerdócio: viver para “conhecer e amar a Deus e fazê-Lo conhecido e amado”.
Padre Gailhac sempre esteve atento às carências do ser humano. Entre suas ações para atender às necessidades do seu povo, criou:
um lar para menores abandonados; uma instituição para moças marginalizadas; uma Colônia Agrícola para rapazes pobres desempregados a Congregação dos padres do Bom Pastor; Junto à Irmã Saint Jean Pélissier Cure, fundou o Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, em 24 de fevereiro de 1849, em sua cidade natal. Em pouco tempo, com a graça de Deus e o ardor missionário dos fundadores, o Instituto se expandiu por outros cantos do mundo:
África: Mali, Moçambique, Zâmbia e Zimbábue; América: México, EUA e Brasil (Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Brasília e Bahia); Europa: Escócia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, País de Gales e Portugal;